•05:24



Soterologia “A Ordo Salutis”




A Ordo Salutis é o entendimento normativo reformado de como Deus aplica a redenção em seu povo. A bíblia é muito clara em declarar que os salvos são alcançados pela graça de Deus, todavia Deus aplica esta redenção no tempo àqueles que ELE escolheu desde toda eternidade, como também a bíblia define vários aspectos ou passos da salvação. A salvação não é obra humana, mas uma ação exclusiva de Deus em resgatar o homem. O termo Teológico deste assunto é Soteriologia, que traz definições claras para esclarecer ao homem seu estado pecaminoso e sobre a graça para sua grande necessidade, a Salvação. A bíblia nos revela que pela eternidade Deus deseja receber toda a glória de tudo que ELE faz. ( Êxodo 34:14, Isaías 42:8, 48:11). Na realidade, a nenhum outro senão a Deus, o Todo Poderoso, é devido toda glória nos céus e na terra. Essa glória não vem de uma necessidade de Deus, pois não necessita de nada, ( Atos 17:25), mas é simplesmente um desejo e um direito de receber (1 Coríntios 1: 26 a 31, Efésios 2: 8 a 10). A salvação tem o propósito de trazer glória eternamente a Deus, e, essa glória na salvação, é por Jesus Cristo para todo o sempre. (Romanos 16:27, II Coríntios 4:6). A causa da salvação não foi a queda do homem, mas o grande Poder de Deus que desde a eternidade já havia planejado e providenciado, antes de criar e antes que o homem desobedecesse. A Salvação começa em Deus, e isso “antes da fundação do mundo” (Efésios 1: 3 e 4, II Tessalonicenses 2:13, Apocalipse 13:8). É sua vontade que motiva as suas ações, realizações (Efésios 1:11), “Faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade”), assim como Deus pensou, assim sucederá, e como ELE determinou, assim se efetuará. A Salvação é uma ação da graça de Deus. A maldição no Jardim do Éden foi expressa por causa do homem não colocar o desejo de Deus em primeiro lugar (Gêneses 3: 14 a 19, 2:17, 3:6). O homem era inocente em relação ao mal, mas consciente de que pela obediência à Palavra e Vontade de Deus, estaria glorificando seu criador. O homem decidiu desobedecer, permitindo que o pecado entrasse na terra. Há necessidade de Salvação e João diz que “Todo o mundo está no maligno” (1 João 5:19). Agora, todos os homens têm nascido debaixo da natureza do Pecado, e o decreto de Deus é que “Toda alma que pecar, essa morrerá” (Ezequiel 18:4). O pecado trouxe morte espiritual e consequências trágicas para o homem, levando-o a não ter mais paz com Deus. São várias as facetas da graça da Salvação.

A Presciência de Deus:A palavra Presciência no grego Prognosis, significa “conhecimento Prévio de fatos embutidos nela”. Deus não só conhece tudo, mas determina tudo em relação à Salvação. A salvação do pecador não é baseada na vontade do homem, mas na de Deus, (Efésios 1: 11 “... havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que fez todas as coisas, Segundo o conselho da sua vontade”) O novo nascimento, “Não vem da vontade da Carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” (João 1:13). A Presciência, contudo, não anula o direito que o homem tem de decisão na escolha da salvação. Tanto os Mandamentos como as Promessas de Deus em resposta às ações do homem, confirmam que o homem tem responsabilidade pessoal, portanto, os fatos, os acontecimentos, os eventos preordenados na eternidade serão realizados no tempo determinado, até mesmo pela livre ação do homem. ( Provérbios 1: 25 a 32 “... o erro dos simples os matará, e o desvio dos insensatos os destruirá”. Na presciência de Deus, os salvos são trazidos ao arrependimento e a fé em Cristo segundo a sua vontade. (Jeremias 31:3“... com Amor eterno te amei; também com amável benignidade te atraí”).

A Soberania de Deus: A Palavra Soberania significa “Poder Supremo, que não deve a sua validade a nenhuma outra ordem superior”. A Soberania de Deus deve ser considerada como parte da causa da salvação. Isso significa que Deus não é obrigado a salvar qualquer pessoa rebelde, logo, “ se compadece de quem quer, e endurece a quem quer”, (Romanos 9:18)

A Escolha e Eleição:A Palavra Eleito tanto no Velho como no Novo Testamento quer dizer a mesma coisa, no grego “Eklegomai” “Escolhido, um Preferido, Elegido por Deus”. A palavra indica um estado de graça que tem sua origem na presciência de Deus. Eleição é escolha e Jesus disse para seus discípulos, “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós...” (João 15:16), Isso significa que a Eleição ou Escolha é um propósito definido. A Escolha é segundo a presciência de Deus, que desde a eternidade fez a Eleição ou Escolha de Israel para a provisão da Salvação para os homens, (Isaías 45:4) “... e de Israel, meu servo eleito...”. Assim também como a Igreja foi eleita e escolhida antes da fundação do mundo, ( Efésios 1:4 “ Como também nos Elegeu NELE antes da fundação do mundo...”. A Eleição é fruto da graça de Deus, do seu Amor infinito e da sua presciência, pois Deus sabe tudo antes que aconteça. Portanto, Eleição é um ato Soberano de Deus em graça, onde ELE escolheu em Jesus Cristo, todos aqueles que de antemão sabia que O aceitariam.

O Chamado do Evangelho:A doutrina do chamado de Deus está na graça não apenas da provisão da salvação, mas também na oferta da salvação aos imerecedores. Deus convida os homens a aceitarem pela fé a salvação providenciada por Cristo. A salvação é oferecida a todos sem distinção, pois o convite é “para todos que estão cansados e sobrecarregados...” (Mateus 11:28). É evidente nas escrituras que Deus tem seus meios de criar oportunidades para que homens sejam chamados ao arrependimento. Paulo escrevendo aos Coríntios disse; “... Aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação” (1 Coríntios 1:21). É por isso que é importante e necessário fazer a palavra chegar a todos os homens em todas as Nações. Jesus referindo-se a vinda do Espírito Santo disse: “E, quando ELE vier, convencerá o mundo do pecado...” ( João 16: 8 a 11). O Espírito Santo tem chamado os homens para se convencerem do pecado e se arrependerem. O Senhor se utiliza de homens para ser canal da graça, o exemplo é o de Jonas que foi usado para levar a mensagem de arrependimento, ( Levantou-se Jonas e foi para Nínive, segundo a palavra do Senhor...” (Jonas 3:3). Paulo define muito bem como Deus, na sua graça, busca chamar os homens ao arrependimento, ELE faz como quer, quando quer e da maneira que quer, tudo por causa do seu SER, ( Romanos 2:4 “Ou desprezas tu as riquezas de sua benignidade, e paciência, e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento”.)

A Conversão:A Conversão é o processo do homem volta-se para Deus. Para isso o homem recebe fé para se arrepender. A Conversão é o resultado da consciência que o homem tem do seu estado, de sua condição pecaminosa e que mediante ao chamado de Deus, vê sua única esperança de escape através de Jesus Cristo e tanto confia na promessa de salvação como se arrepende de seus pecados. ( Oséias 14: 2 a 4 “Tomai convosco palavras e convertei-vos ao Senhor...”). A Conversão é resultado de reconhecer a Justiça e a Bondade de Deus e tomar uma posição quanto ao convite que Deus faz.
O Arrependimento:O Arrependimento constitui-se da mensagem básica do Cristianismo, isso porque o arrependimento é o livramento do sentimento de culpa que o homem carrega em seu coração. Pedro disse: (Atos 3:19 “Arrependei-vos e convertei-vos para que sejam apagados os vossos pecados”). Isso significa que o Arrependimento gera no coração do pecador uma sincera e completa mudança de pensar e de agir em relação ao pecado. O Arrependido passar a ter uma nova mentalidade e assim viver uma nova vida em Cristo. ( II Coríntios 5:17 “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”). O arrependimento traz consigo o sentimento de “ficar triste de novo”, por isso que, quando pecamos, a tristeza nos toma pelo pecado e logo a nova natureza tem o desejo de perdão que vem quando nos arrependemos. O Arrependimento traz uma mudança radical em todo ser humano, pois a palavra Metanóia no grego significa “Uma mudança de idéias” ou seja a consciência do homem arrependido é mudada para glorificar a Vontade de Deus em toda a sua vida.

A Justificação:Justificação é o ato judicial pelo qual Deus decreta Absolvido o pecador e o declara Justo. No grego a palavra Dicaiutentes quer dizer; É o ato de Deus declarar os homens isentos do pecado e da condenação, é um processo de absolvição, ( Romanos 5: 1 ,9 “Sendo pois, Justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo;... sendo Justificados pelo seu sangue, seremos salvos da ira”). A criatura humana achava-se totalmente incapaz de resolver seu problema de pecados e culpa e se tornar justo diante de Deus. (Jó 9:2 “... Como se Justificaria o homem para com Deus?”). Paulo escreveu que toda humanidade foi achada culpada diante de Deus, sem possibilidade de Salvação, estando sentenciada à morte eterna. ( Romanos 3,19 “ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz aos que estão debaixo da lei o diz...” e Efésios 2: 1 e 2 “e vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados;...”). Na doutrina da Justificação o homem recebe uma nova posição, pois não é algo que Deus opera no homem, mas declara a respeito do homem. ( Romanos 8:1 “portanto, agora, Nenhuma condenação há para os estão em Cristo Jesus...”). O processo da Justificação está na obra do Advogado Jesus Cristo, que tomou sobre si a culpa, a pena e os efeitos do pecado do homem, para toda eternidade, possibilitando, por esse meio, o pecador a encontrar Justificação de Deus. (Romanos 3: 24 a 30 “Sendo Justificados gratuitamente pela graça, pela redenção que há em Cristo Jesus...”). Paulo enfatiza a declaração juridicamente, a respeito do homem regenerado “Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? Sendo Deus quem os Justifica. Quem os condenará? Sendo Cristo quem morreu, ou, ... está a direita de Deus, e também intercede por nós...?” (Romanos 8: 33 a 39). Portanto, Justificação é Deus declarar inocente alguém que é culpado.

A Regeneração:A regeneração é um ato de Deus pelo qual o pecador experimenta uma radical mudança interior. No grego Palingenesia, que literalmente quer dizer; “retorno das coisas ao seu estado primitivo”. Esse ato de Deus nos faz viver e andar em novidade de vida, onde a nova natureza espiritual nos levará a ter a imagem de Cristo, no pensar e no agir. ( 2 Coríntios 5 :17 “... as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” Romanos 6:4 “... assim andemos nós também em novidade de vida”). Assim como entramos para o mundo natural através da porta do nascimento, a porta da salvação é a experiência da regeneração, temos que nascer de novo da parte de Deus. (João 3: 3 a 6 “... aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus”).

A União do crente com Cristo: Quando o homem passa pelo ato de Regeneração, ele passa a ter união com Cristo, pois o novo nascimento nos traz uma profunda unidade com Jesus. ( João 14:23 “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e veremos para ELE, e Nele faremos morada”). Os resultados desta união com Cristo são a imputação de nossos pecados a ELE e de Sua Justiça a nós, e todos os benefícios legais que essa troca envolve. A união entre um salvo e Cristo transcende qualquer tipo de união de interesse e propósito. ( 1 Coríntios 6:17 “ Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ELE” 12:13 “Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo...” Gálatas 2:20 “logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim...”) Paulo encerra esta união declarando que “Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja” (Efésios 5:32).

A Adoção: A graça de Deus converte pecadores de servos de satanás em servos de Cristo, todavia, Deus promete mais do que isso. ELE manifesta Seu amor paternal para com os pecadores perdidos, adotando-os como Seus filhos. Através da adoção, ELE lhes dá todos os direitos, privilégios e proteção, como pertencendo à Sua família e tendo Seu nome. Eles se tornam filhos adotivos do Pai, e irmãos, irmãs, e co-herdeiros com Cristo. ( Salmos 103:13 “ Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem”. João 1:12 “Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus...” Romanos 8:15 e 16 “... mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai; O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus”). O termo no grego é Huiothesia que significa “Por como Filho” o que expressa não só o grau de parentesco, mas também a posição na família e seus direitos. ( Romanos 8:17 “E se somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo”).

A Santificação:Santificação é um processo espiritual contínuo que deve ocorrer na vida de cada filho de Deus. ( 1 Coríntios 6:11 “E é que alguns têm sido, mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito de nosso Deus”. A santificação fará o homem ser exemplo, pois assim como o pecado fez o homem parecido com satanás a Santificação nos torna parecidos com Deus.( 1Tessalonicenses 4:1 “Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus, que, assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que abundeis cada vez mais”). A Palavra Santificação significa “ficar Santo”, ou seja é uma questão de cultivar a vida espiritual para que a pessoa se aproxime mais da perfeição que há em Deus. O Espírito Santo é quem realiza todo este processo na vida dos salvos, levando o homem a buscar fugir e aborrecer a vida de pecados e Ter desejo de buscar as coisas espirituais. ( Hebreus 10:14 “...aperfeiçoou para sempre os que são santificados”). Portanto, a santificação nos trará uma intimidade com Deus e uma vida de vitórias diante das tentações do mundo.

A Perseverança:As escrituras ensinam que todos aqueles que, mediante a fé, são unidos a Cristo, que foram justificados pela graça de Deus e regenerados por Seu Espírito, Jamais cairão do estado de graça, porque certamente eles permaneceram perseverantes até o fim. ( Isaías 14:24 “Jurou o Senhor dizendo; Como pensei, assim sucederá, e como determinei, assim se efetuará”). Deus determinou salvar aqueles a quem ELE justificou; Paulo declara: “Quem nos separará do amor de Cristo? Porque estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem cousas do presente, nem do porvir, nem poderes, ....poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor” Romanos 8: 35,38 e 39). Paulo ainda testifica a certeza da salvação e da perseverança quando declara que “aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conforme a imagem de Seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou”( Romanos 8:29 e 30). A perseverança de nos guardar está na graça de Deus que nunca nos abandonará, por que ELE é FIEL. Um salvo será sempre salvo em todo tempo até a eternidade, pois todo o processo que tem ele traçado dentro dos planos eternos de Deus , a fé , o arrependimento, a conversão, a justificação, a regeneração, a santificação demonstra sua eleição e adoção em Cristo Jesus o Senhor. Portanto, A Ordem da Salvação ou “A Ordo Salutis” traz doutrinas elementares para o homem, revelando a Presciência e a Vontade Soberana de Deus em resgatar o homem dos seus pecados oferecendo salvação eterna.



Pr.Israel Jordão.





Referências Bibliográficas

·
BERKHOF, Louis. Teologia Sistemática, 3 ed. São Paulo , Editora Luz para o
Caminho- 1990.

·
THIESSEN, Henry Clarence. Palestras Introdutórias à Teologia Sistemática, 3 ed.
São Paulo, Impressa Batista Regular do Brasil – 1949.

·
A. B. , Langston, Teologia Sistemática, 10 ed. Rio de Janeiro, JUERP- 1968.


·
BÍBLIA , Estudo Plenitude, Revista Corrida.
Editor do Antigo Testamento- MIDDLEBROOK, Sam
Editor do Novo Testamento- HORNER, Jerry
Tradução em Português- FERREIRA DE ALMEIDA, João.
Barueri- SP, Sociedade Bíblica do Brasil- 1995.
|
This entry was posted on 05:24 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

1 comentários:

On 08:33 , Anônimo disse...

gloria! Deus por esse estudo. para bens !edilson lima