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*Análise do Filme “Sociedade dos Poetas Mortos”. Verificando Questionamentos e Mudanças de Conceitos.

O Filme retrata a respeito de um professor muito carismático (Jonh Keating), ex-aluno do Colégio conservador Welton Academy, que mantinha quatro pilares como forma pedagógica de ensino: Tradição, Honra, Disciplina e Excelência. A escola tinha o orgulho e em certo sentido muita vaidade em ser referência preparatória para a formação acadêmica dos seus alunos. O novo professor de Literatura é convidado para ensinar na perspectiva de manter o regime ortodoxo. O filme narra as transformações pelas quais um grupo de estudantes de Welton, passa a partir da chegada de um professor que não se enquadra com metodologia de ensino tradicional. É importante salientar que essa história tem seu contexto cultural no ano de 1958, pois ainda hoje a questão de buscar se sentir aceito e respeitado, todo ser humano tem tido conflitos por não descobrir-se de uma forma plena. O filme é cheio de questionamentos, pois é possível ver que sociologicamente a relação entre professores e alunos é cheia de tradições, disciplina, onde as cobranças e o regime imposto é apenas do mandar e do obedecer. A grande tarefa do professor de literatura não foi mostrar a grandeza das poesias, a relevância das palavras em sua essência, foi primeiro mudar a mentalidade dos seus alunos acerca do direito e responsabilidade em desenvolver suas atitudes e conhecimento, a base do pensar, do questionar e criar uma consciência de que deveriam aproveitar cada dia para transformar suas vidas, a escola e o mundo. Entre o corpo docente da escola havia uma disciplina enrijecida, onde os alunos em salas de aulas são como escravos do conhecimento e como tais precisavam ser sempre ameaçados. O ambiente da sala de aula tinha clima de hostilidade o que desmotivava os alunos a terem vontade própria em desenvolver seus estudos com interesse e dedicação, até mesmo a forma de participação e envolvimento dos estudantes nas aulas dos professores ortodoxos é roborizada em cumprir apenas o que lhes é pedido sem ter a liberdade de se expressar, de questionar. A disciplina era em certo sentido constrangedor, pois os estudantes viviam pressionados psicologicamente não só pelos Pais, que não queriam se decepcionar com o futuro programado por eles, como também pelos métodos disciplinares implantados pela escola. A cena do diretor ameaçando de expulsão e batendo como forma de correção era prova real para criar traumas psicológicos nos estudantes daquela instituição. O Professor Keating quebrou todos esses paradigmas, revolucionou Welton, que tinham como símbolo a vela acessa, como a luz do conhecimento, apesar de proibir qualquer manifestação de ideais e desejos de seus estudantes por estarem destinados obrigatoriamente a serem no futuro, os sonhos de seus familiares. A Influência do professor Keating é decisiva para os rumos e destinos daqueles estudantes e professores daquela escola, pois sem qualquer influência de uma sociedade de poetas mortos ou vivos aqueles estudantes precisavam compreender a importância de corrigir seus comportamentos e conflitos interiores. O professor Keating mostrou a seus alunos que a educação da escola tinha respaldo nos padrões familiares da sociedade em que eles viviam, mas que através da literatura, da poesia, da liberdade de sonhar, eles poderiam aproveitar o dia e serem educados para a vida através do espetáculo das suas idéias. O triste episódio do estudante Neil, é apenas um reflexo da pressão que os estudantes tinham por um sistema opressor adotado por uma sociedade infeliz e que infelicitavam seus “queridos”. O professor Keating foi responsabilizado muito mais, do que o Pai do Neil que tanto lhe perseguiu e o ameaçou emocionalmente, pela sua trágica morte, o suicídio. Todavia, a metodologia e pedagogia implantada pelo professor Keating, revolucionou com inteligência, com compaixão, aqueles alunos, pois foi gerado neles uma consciência crítica para não serem mais manipulados, controlados, ameaçados e chantageados, pois no mundo de incertezas, eles estariam prontos para decidirem o que queriam. O professor também tratou e desenvolveu nos seus alunos a auto-estima, dando atenção aos alunos que se sentiam desprezados, tímidos e estavam presos nos seus traumas, e que precisavam ser confrontados e estimulados a ver sua capacidade interior, assim, seus alunos estariam preparados para as tormentas sociais. O Professor Keating utiliza-se de uma metodologia que outros professores por sua forma tradicional de pensar, nunca desenvolveriam, ensinou fora da sala de aula, desenvolveu uma recreação com poemas usando a técnica da música para aliviar tensões, melhorando o prazer pela vida. O Professor de literatura Jonh Keating, parece um estranho no ninho. No final, o que vemos é que os estudantes compreenderam a filosofia de vida implantada pelo professor que foi punido com sua demissão, todavia a consciência crítica dos alunos foi demonstrada com muita coragem e solidariedade quando os mesmos, colocando-se em cima das carteiras, estavam declarando que a forma autoritária de Ensino da instituição estava ultrapassada e que a Sociedade dos Poetas Mortos havia trazido uma nova mentalidade, libertando-os do paradigma conservador tornando-os capazes de tomar suas próprias decisões. Portanto, a educação de hoje precisa ser repensada, pois a educação de hoje, visa formar indivíduos competitivos para terem sucesso profissional, custe o que custar. Quanto mais seriamente os educadores forem comprometidos com transformação de uma sociedade, mas rigoroso os educadores devem ser em buscar conhecimento e estimular estudantes a se preparem para o mundo, compreendendo-o e pensando por conta própria. Como diz o Psicanalista e Escritor Dr. Augusto Cury. “Há um mundo a ser descoberto dentro de cada um, só não consegue descobri-lo quem está encarcerado no seu próprio mundo”.


Pr.Israel Jordão.



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1 comentários:

On 14:39 , Anônimo disse...

muito bom!!